Qualidade que o tempo no apaga
Permitam-se tambm desfrutar deste pedacinho da Frana sem sair do Brasil
.::CATHERINE LABOURE::. Loja Catherine por Catherine

VISÃO


Por ser empresa pioneira no conceito de BRECHÓ BUTIQUE na zona sul do Rio de Janeiro, centraliza sua gestão na satisfação dos clientes.

MISSÃO


Garantir a comercialização de produtos diferenciados, diversificados e de qualidade, novos, seminovos e antigos, estando sempre alinhada às tendências do mercado, oferecendo um atendimento personalizado que capte as preferências exatas de seus clientes a fim de surpreendê-los positivamente, proporcionando com isso uma experiência de compras única, cheia de emoção e encantamento.

VALORES


Respeitar todos aqueles que estão envolvidos em nosso negócio, agindo sempre com retidão, ética e entusiasmo. Ser uma empresa inovadora e plenamente consciente da importância do seu trabalho para a preservação do meio ambiente.

ORIGEM DO NOME DA LOJA


O nome Catherine Labouré – Bazar, Brechó & Artes® advém do nome de uma jovem camponesa francesa nascida no século XVIII, no pequeno vilarejo de Fain-lès-Moutiers, localizado no departamento da Côte-d'Or, região da Borgonha, norte da França.

Enquanto cumpria seu noviciado servindo à Ordem das Irmãs de Caridade de São Vicente de Paulo, irmã Catherine, com apenas 24 anos de idade, recebeu, em 1830, três aparições de Nossa Senhora, marcando o início de um ciclo de grandes revelações Marianas.

Na segunda aparição ocorrida em 27 de novembro, Nossa Senhora orientou Catherine a mandar cunhar e propagar um modelo de medalha, hoje, mundialmente conhecida como a Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças.

No século seguinte, Catherine foi reconhecida como a mensageira da Medalha, sendo beatificada e canonizada como Santa Catherine Labouré.

DIAS COMEMORATIVOS NAS LOJAS


Dia 27 de novembro => dia de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa;

Dia 31 de dezembro => dia de Santa Catherine Labouré.

NOTA: Cada loja dispõe de um pequeno altar dedicado à Nossa Senhora das Graças e à Santa Catherine Labouré. Desde a inauguração da loja matriz, atendendo a solicitações dos próprios clientes, começamos a receber bilhetes com pedidos de graças e de agradecimentos pelas graças já alcançadas. Todos ficam dispostos em duas redomas de vidro junto com as imagens de Nossa Senhora das Graças e de Santa Catherine Labouré.

O interessante é que com os comentários dos nossos clientes, começamos a receber também a visita dos amigos e dos conhecidos desses clientes, todos pedindo a mesma coisa, para deixar pedidos e/ ou agradecimentos em nossos altares.

Devido ao grande número de pedidos entregues nas lojas, começamos a levá-los periodicamente conosco em nossa visita à Capela da Medalha Milagrosa (Rue du Bac, 140 – Paris), depositando-os diretamente na urna do altar onde no ano de 1830 ocorreram as aparições.

Outra preciosa informação é que existe aqui mesmo no Rio de Janeiro um belíssimo Santuário da Medalha Milagrosa.

Está localizado no alto de uma colina em um complexo que compreende uma igreja, uma capela, um colégio de freiras (atualmente desativado), um hospital e uma casa de repouso de freiras.

Todo ano, exatamente no dia 27 de novembro, dia que se comemora a data da aparição da Medalha Milagrosa, há uma grande festa no local, com lindas missas no decorrer do dia onde os padres abençoam os devotos numa procissão que segue do altar até o pátio na frente da igreja.
Nesse mesmo pátio geralmente fazem uma quermesse com barraquinhas que vendem lembranças de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa e de Santa Catherine Labouré, além de vários comes e bebes.

A comemoração atrai devotos de todo o Brasil, e quem já foi, garante, realmente é um evento emocionante, inesquecível e imperdível!

Localização do Santuário de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa no Rio de Janeiro:

Rua Dr. Satamini, 333 - Tijuca.

OBS.: No mesmo local ao lado da igreja da Medalha Milagrosa, existe a Capela da Santa Catherine Labouré. Não deixem de conhecê-la também.

QUEM SOMOS


Idealizando um lugar único tendo como tema principal a França, país de origem da Santa Catherine Labouré, planejamos cuidadosamente cada etapa do conceito da nova loja.

Na época não havia na zona sul do Rio um brechó com o referencial de butique, então, optamos por conceber um espaço diferente, investindo em tudo que fosse importante para que esse novo espaço se caracterizasse pela qualidade e pelo bom gosto nos mínimos detalhes, com enfoque especial no atendimento, criando assim um universo sem igual, permeado por uma atmosfera de bem-estar e bem-querer, onde cada cliente sentisse prazer em visitar e muita vontade de voltar.

O planejamento envolveu desde a escolha do nome da loja, uma sincera homenagem à Santa Catherine Labouré, nossa santa por devoção, até a escolha da cor bordeaux como tom principal de sua decoração.

Partimos, então, para a seleção do repertório musical, composto, inclusive, por antigas canções francesas que dão o clima do local.

A preferência por especiarias para perfumar o ambiente se deu pela paixão que temos por chás de tudo quanto é sabor, mas especialmente pelo de canela que aquece e dá aconchego.

Chegamos à temática parisiense dos anos vinte, cujo ápice se deu na era da Belle Époque, com seu belíssimo e romântico estilo Art Nouveau, uma marcante característica do mobiliário da nossa loja matriz e dos adornos nas vitrinas da loja filial.

E, para completar, personalizamos também as embalagens das balinhas com nossa logomarca, um mimo para o deleite de cada visitante.

Todo esse zelo acabou sendo interpretado pelos clientes como um diferencial da loja. Com isso, criamos uma relação estreita com cada um, inclusive com os nossos fornecedores e colaboradores, o que se reflete no grande número de amizades feitas ao longo desses anos.

Desde o início compreendemos que a satisfação dos clientes dependia da cordialidade de cada atendimento, sempre muito elogiado. E graças ao nosso persistente empenho, hoje somos reconhecidos como estabelecimento de expressão em seu segmento.

O Catherine Labouré oferece somente produtos cuidadosamente selecionados, assegurando a qualidade de tudo aquilo que comercializa. Para isso, busca somente o que há de melhor em moda e decoração dentre os inúmeros estilos das diferentes épocas que diariamente lhe são apresentados, resgatando de forma singela a memória do passado.

Inúmeras visitas a brechós, feiras de antiguidades, antiquários, museus e exposições pelo mundo foram bem-sucedidas e ajudaram a percorrer a trajetória até aqui. Contudo, assimilar uma nova experiência junto de cada cliente é, de fato, a nossa principal fonte de aprendizado, e, o que é melhor, ela é permanente.

O Catherine Labouré foi projetado para ser um recanto indoor pleno de tranquilidade, com um certo requinte low profile no ar, e isso deve-se à sua localização dentro de uma reservada galeria, que, apesar de discreta, tem atraído uma clientela fiel e seleta, responsável pelo simples e tão poderoso comentário boca a boca, fortalecendo e consolidando cada dia mais a nossa imagem.

Sem dúvida é um reconhecido mérito ao trabalho que desempenhamos, levando-se em conta que estamos distantes do tradicional comércio outdoor com suas vitrinas facilmente à vista dos transeuntes.

Dessa forma fomos rapidamente divulgados em importantes mídias, marcando forte presença em editoriais de moda para jornais e revistas, bem como colaborando no styling de catálogos publicitários, produções fotográficas para livros e produções artísticas para shows, cinema, teatro e TV.

Por fim, não poderíamos deixar de agradecer a todos que estiveram conosco dividindo cada etapa desse projeto, em especial aos nossos queridos familiares que, desde o começo, se doaram por completo com dicas, conselhos e muito trabalho para torná-lo um projeto produtivo e melhor a cada dia.

ESTUDO DA COR BORDEAUX EM NOSSA DECORAÇÃO


A cor bordeaux está associada a maturidade, constância, disciplina, estabilidade , consciência e responsabilidade. Está também relacionada a terra, solidez, segurança, calma, natureza e a algo rústico.

Apesar do conceito inovador, valorizamos as tradições afim de escrever uma história de solidez pautada na constância, na disciplina e na seriedade de todas as nossas ações.
Conscientes do importante papel que o nosso trabalho vem desempenhando no meio ambiente, procuramos extrair o máximo da vida útil de cada produto usado que comercializarmos, tentando sempre devolvê-los ao mercado nas melhores condições possíveis, seja higienizando-o, consertando-o etc. Dessa forma evitaremos que sejam descartados como lixo antes da hora no meio ambiente.

Por englobar e traduzir aspectos valiosos que pontuam a nossa ética profissional, a cor bordeaux acabou sendo incorporada à identidade visual de ambas as lojas.

BRECHÓ BUTIQUE => A LOJA


Conforto e privacidade em um só lugar! Assim funciona o Catherine Labouré – Bazar, Brechó & Artes® (artigos novos, seminovos e antigos).

Fundado em novembro de 2005 e estabelecido desde maio de 2006 em Ipanema, área nobre do Rio de Janeiro, o espaço até hoje conquista uma clientela fiel, que vem e fica horas proseando entre amigos, como se dizia nos velhos tempos.

Na loja matriz o projetista valeu-se do pé direito originalmente alto e, com isso, o local pôde ser dividido em dois andares. No pavimento superior ficam as araras com todo o vestuário masculino e de inverno, além do antigo balcão de boticário, onde é exposto um acervo com perfumaria de época, dando ao mezanino ares de closet. No pavimento inferior, as araras, repletas de roupas femininas, dividem espaço com acessórios para vestuário, pequenos móveis e adornos.

Na loja filial, inaugurada em outubro de 2011, o projeto foi semelhante. No pavimento superior, atualmente funciona o escritório central de ambas as lojas. No pavimento inferior, ficam mais araras repletas de roupas femininas, acessórios para vestuário, estantes expositoras com óculos e armações para óculos de grau de diversas épocas e modelos, móveis contemporâneos, clássicos e de época, além de inúmeros objetos para decoração.

O Catherine Labouré foi concebido para propiciar comodidade e tranquilidade, essenciais ao bem-estar de todos. A ambientação prima pelo bom gosto nos mínimos detalhes.

Com um agradável aroma de especiarias pairando no ar, o ambiente levemente perfumado seduz e encanta não apenas pela prestimosidade com que conduz cada atendimento, mas também pela estética da decoração predominantemente em tons de bordeaux, pela primorosa organização e esmerada limpeza, pelo belíssimo e gracioso mobiliário de sua loja matriz artisticamente esculpido a mão e que reúne românticas cadeiras, cristaleiras, espelhos, vitrinas emolduradas como quadros, provadores e araras para roupas, delicados cabides e um acolhedor balcão de atendimento de onde partem animadas conversas.

A antiga mobília que decora a loja matriz quase sempre rouba a cena nesse espaço encantador, sendo uma inconfundível atração do local. Datada de mais de três décadas, pertenceu a uma tradicional butique de luxo da zona sul carioca, sendo arrematada pelo Catherine Labouré antes de ir a leilão. Ricamente entalhada com florões e arabescos que recriam o estilo Art Nouveau, teve como fonte de inspiração os antigos e charmosos bistrôs parisienses, tradicionalmente sempre muito aconchegantes.

Por essa razão é que o Catherine Labouré apaixonou-se pelo estilo e procurou recriá-lo em minuciosos detalhes de sua identidade visual, o que pode ser observado através do refinamento da logomarca, do artístico trabalho de entalhe do mobiliário de sua loja matriz e da arte dos adesivos que adornam as vitrinas da filial. Todo esse contexto reflete não só a sutileza de uma época, traduzida aqui através do aconchegante clima retrô, mas também remete-nos aos belíssimos cenários Art Nouveau característicos da Belle Époque, considerada entre os europeus como a era de ouro da beleza, inovação e paz.

Oriunda também dessa época foi a idéia de iluminar as vitrinas com grandes leds vermelhos, criando assim um clima mais aconchegante e intimista, mas que resgatasse também um pouco do glamour da vida noturna de Montmartre, bairro francês que ficou famoso por sua animada boemia nos anos 20, ápice da Belle Époque, cujas noites eram freqüentadas principalmente por modelos, dançarinas, pintores, escritores e filósofos, exatamente como retratado nas obras do pintor e litógrafo francês que sempre nos inspira, Toulouse-Lautrec.

Lembrando que o tema principal de sua arte era justamente a boêmia parisiense do final do século XIX, e sendo ele próprio um boêmio, acabou sendo contratado pelo Moulin Rouge para fazer cartazes do cenário local, tendo, inclusive, um assento cativo onde expunha seus trabalhos, muitos deles retratando e celebrizando a sua musa inspiradora, a dançarina Louise Weber, criadora do cancan francês que teve berço no Moulin Rouge. O revolucionário design gráfico dos seus cartazes publicitários para os cabarés e teatros franceses foi que ajudou a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau.

Pelas suas características de inovação e ruptura de tradições, o estilo Art Nouveau tornou-se, então, a marca registrada da loja matriz, com uma sutil extensão na loja filial, podendo ser conferida pelos visitantes mais atentos.

Valendo-se dessas marcantes características de inovação e ruptura de tradições, incentivamos o público que nos visita a romper com o paradigma de que todo brechó é sinônimo de ambiente tumultuado, sem limpeza e organização, e só frequentado por quem quer gastar pouco. Pedimos, inclusive, que disseminem cada vez mais essa idéia mostrando como essa prática de comércio é boa para o bem comum. Ao contrário do que muitos ainda pensam, atualmente somos sinônimo de luxo, estilo e vanguarda, pois estamos inseridos em um segmento que cresce rapidamente em todo o mundo e que, a cada dia, ganha mais adeptos, levando-se em conta a conscientização coletiva pela prática do consumo consciente que busca a preservação do planeta, e que, querendo ou não, já é a nova tendência mundial.

Sem contar que todos poderão surpreender quem quiser presenteando-os com peças criativas, diferentes e até únicas, pois muitas delas já saíram de linha do mercado, e justamente por isso dificilmente se repetem.

Não raro alguém chega e diz: – "Esse objeto lembra a casa dos meus avós, eles tinham um igualzinho.’’ ou: –“Minha tia também tinha isso em casa”. Tal fato somente acontece porque geralmente são produtos autênticos que conseguiram resistir ao teste do tempo, trazendo consigo um delicioso clima nostálgico. O melhor de tudo é que cada peça que chega à loja é uma novidade para todos.

Para acompanhar esse momento de garimpo, o Catherine Labouré agracia os visitantes com um especial repertório de músicas francesas. São canções antigas e românticas que aumentam ainda mais a sensação de aconchego de cada visitante. E para não deixar a monotonia tomar conta do espaço são igualmente tocadas músicas de outras nacionalidades, em particular as brasileiras.

Quem entra no Catherine Labouré se surpreende não só pela diversificação de produtos ou pelo ambiente acolhedor sempre limpo e organizado, mas em especial pela delicadeza do atendimento em clima intimista europeu, com direito a cafezinho e um bom bate-papo.

Aqui a convivência e as relações pessoais têm tanta importância quanto a qualidade dos produtos que comercializa, o que pode ser conferido quando se é atendido diretamente por seus proprietários, possibilitando ao cliente a chance de expor melhor as suas preferências e o seu exato gosto, tornando cada atendimento diferenciado e extremamente pessoal.

Dessa maneira, mantemos o nosso compromisso de estar sempre dispostos a aprender e a melhorar, oferecendo a cada instante um atendimento à altura do que chamamos "padrão Catherine Labouré - Bazar, Brechó & Artes®". E este é apenas mais um detalhe que privilegia o lugar e que o faz único. Tudo com o intuito de agradar aqueles que o frequentam.

O ambiente perfumado esmeradamente limpo e organizado, já vem ditando moda no segmento com sua envolvente décor em tons de bordeaux e atmosfera francesa.

PERMITAM-SE TAMBÉM DESFRUTAR DESTE PEDACINHO DA FRANÇA SEM SAIR DO BRASIL!

Venha nos Visitar